O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos.
Segundo o Banco Central, haverá uma fase de testes que se estenderá até 15 de novembro. A partir do dia 16, o sistema entra em vigor para todos os usuários.
Em relação aos horários de funcionamento, durante a fase de testes, será restrito. As operações de pagamento e recebimento poderão ser feitas das 9h às 22h. Contudo, nos dias 5 e 12 de novembro, o horário para realização das transferências será ampliado e ocorrerá de 9h às 24h. Nos dias 6 e 13, o sistema vai funcionar da meia-noite às 22h.
Confira algumas novidades sobre o Pix!
O Banco Central anunciou que foram ampliadas as funcionalidades do sistema:
Com o Pix Cobrança, comerciantes poderão emitir um QR Code para que o consumidor faça o pagamento imediato por um produto ou serviço. Além disso, será permitido realizar cobranças em datas futuras, com atualizações de juros, multas ou descontos, como ocorre com os boletos.
Também foi decidido que, as instituições financeiras que passarem a oferecer o serviço de integração com os usuários recebedores, deverão usar a interface de programação padronizada pelo órgão. A medida foi tomada para evitar que um empresário não consiga mudar sua conta para outra instituição em razão dos custos da alteração.
Você já realizou seu cadastro no Pix? Conta pra gente nos comentários!