Um novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central, o PIX, promete revolucionar a forma como lidamos com as transações bancárias.
Sistemas semelhantes são utilizados em 54 países pelo mundo, sendo o expoente nessa área a China que utiliza de maneira extremamente abrangente, por sua população de mais de 1 bilhão de pessoas.
Mas, afinal, o que é PIX?
Os Sistemas de Pagamentos Instantâneos são transferências monetárias eletrônicas, onde a ordem de pagamento e a disponibilidade dos fundos ocorre em tempo real, ou seja, ao dar a ordem de pagamento, que poderá ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana, o pagador, transfere ao recebedor imediatamente os fundos envolvidos em uma transação. O sistema, que possui carteiras digitais, QR Code, NFC, permite transações a partir de aparelhos celulares e até mesmo dispositivos como relógios digitais.
Atualmente, para que uma transferência financeira seja efetivada no mesmo instante é necessário que as duas contas envolvidas sejam do mesmo banco. Além disso, existe um limite de horário e dia da semana para realizar essas transações. Por exemplo:
No caso do TED, para que o valor caia no mesmo dia é preciso fazer a operação até às 17h. Em relação ao DOC, além do período de um dia útil, é preciso fazer a transferência até às 22h. Ambos só são efetuados de segunda a sexta-feira.
Quando o PIX estiver estabelecido, qualquer pessoa poderá transferir para um PJ ou PF em qualquer horário do dia. Além disso, a transação será completada em segundos, sendo a conta dos dois envolvidos do mesmo banco ou não.
O que você acha dessa mudança? 😉